REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.1 JUL DE 2015. ISSN 2525-295X

DOCUMENTO

 

 

OS ENCOURADOS DE PEDRÃO – NOTAS E DOCUMENTOS DE ARISTEU NOGUEI

Foto Andrei Valente (LABELU/UEFS)

 

Esta caderneta, que se encontra disponível no acervo da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé, foi produzida por Aristeu Nogueira (1915-2006), advogado e militante comunista, que dedicou parte do tempo que teve de legalidade para produzir uma série de estudos sobre o povoamento de Irará, antiga Vila da Purificação dos Campos (1717) e dos movimentos e revoltas populares ocorridas na Bahia. Nela, encontramos um dos temas mais estudados por ele, a “Companhia dos Couraças”, grupo de cavaleiros encouraçados de Pedrão, então distrito da Purificação (atual Irará), que teve participação decisiva nas batalhas da Independência do Brasil na Bahia, especialmente entre dezembro de 1822 e janeiro de 1823.

Infelizmente, Aristeu, devido aos anos de clandestinidade a que foi submetido nas ditaduras Vargas (1937-1945) e Militar (1964-1985), e à sua militância em questões fundiárias e culturais de seu Irará, não finalizou suas pesquisas, mas deixou um vasto acervo de documentos e fontes sobre o tema, incluindo três cadernetas de pesquisa datadas de 1934, uma delas, exclusivamente sobre os Encourados de Pedrão.

Atualmente o Acervo Aristeu Nogueira encontra-se disponível ao público no LABELU – Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais, da Universidade Estadual de Feira de Santana.

 

 

Sobre os Encourados de Pedrão:

Grupo de cavaleiros encouraçados liderados pelo Frei José Maria do Sacramento Brayner. Este grupo também foi chamado de Voluntários de Pedrão, Guerrilha Imperial dos Voluntários de Pedrão, Companhia de Cavalaria de Couraças ou, s

implesmente, Encourados de Pedrão.

SOBRE ARISTEU NOGUEIRA:

Ver monografia de Marcos Roberto Martins dos Santos – Aristeu Nogueira: a militância política e cultural de um comunista.

 

Sobre o LABELU:

Endereço: Laboratório de História e Memória da Esquerda e das Lutas Sociais, Universidade Estadual de Feira de Santana, Prédio da Pós-Graduação em História (Módulo VII), Avenida Transnordestina, S/N, Novo Horizonte, Feira de Santana – BA

Telefone: 75 3161 8172

Site: www.uefs.br/labelu