REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.4 AGO DE 2016. ISSN 2525-295X

EDITORIAL

 

 

imagem 1

 

 

A História nasce e floresce em cada muro, casa, rua, beco, corpo, ideologia, memória e fé, ou seja, nas múltiplas margens de cada “rio” humano. É isso que a quarta edição da revista Bahia com História busca: revelar margens. Ela vem com capa do artista plástico Miguel Cordeiro, que nos brinda com seu traçado misto e forte, e que há décadas rasga as paisagens-muros de Salvador e de galerias mundo afora. Nos seis artigos que trazemos nesta 4ª edição e nas demais seções: Singular, Documento, Homenagem e Entrevista, todos tangenciam muitas margens da História baiana.

 

Claudia Andrade, em seu artigo sobre a obra Problemas do Coração de Edith Mendes da Gama e Abreu, analisa as normas de comportamento, casamento e educação femininas na Bahia da década de 1930, margeando as concepções feministas por uma ótica feminina da época. Nivaldo Andrade articula arquitetura, música, artes plásticas e literatura apontando as múltiplas facetas da construção da tão falada “baianidade” e da arquitetura regional ao longo do século XX. MCJuciara Nogueira nos conduz ao universo mitológico da obra Jubiabá, revelando como artistas da época – Verger, Carybé, etc – buscaram capturar ambiências da tão mítica Lanterna dos Afogados em suas produções artísticas. Proseando pelo cotidiano dos momentos anteriores à Guerra de Independência do Brasil na Bahia, Marcelo Siquara narra os medos, angústias e problemas que povoavam as mentes e vidas dos homens da época da guerra. Mary Weinstein passeia conosco pela urbe de Vitória da Conquista, contando como o processo de urbanização e demolições do patrimônio material visando a construção de shoppings, lava-jatos e afins, vem, a reboque, destruindo a memória urbana local. Ana Claudia Minnaert interliga mares pouco navegados, nos mostrando o processo de migração e instalação da comunidade chinesa na cidade da Bahia, lançando mão do conceito de “diáspora chinesa”.

 

Na seção Singular, a historiadora Fernanda Marques percorre o vale do sinuoso rio Jiquiriçá, registrando o magnífico patrimônio arquitetônico das cidades que se ergueram em suas beiras. Na seção Documento, Suki Villas-Bôas nos convida a bailar! Fruto do projeto Memória e Dança na Bahia: acervo Lia Robatto, ela nos leva ao universo da dança através do acervo documental sobre a trajetória artística e o processo criativo da dançarina e coreógrafa Lia Robatto. Daniel Rebouças carinhosamente homenageia o nonagenário historiador Cid Teixeira, um homem que tanto divulgou a História da Bahia aos quatros ventos, afinal de imagem 2222contas, ele é a quem podemos chamar de “Senhor História”. Luis Nicolau Parés nos concedeu uma Entrevista inédita, explicando o processo de pesquisa do seu mais novo livro O rei, o pai e a morte: a religião vodum na antiga Costa dos Escravos na África Ocidental, história que muito fala das margens de lá, mas que ajudará a lançar luz nas margens de cá.

 

Por fim, volto à capa para esclarecer que o artista Miguel Cordeiro gentilmente nos permitiu a liberdade de juntar duas de suas obras, para que, unidas, enroupassem nossa revista.

 

Esperamos que a revista Bahia com História contribua com a formação, criação e ligação de novas margens. É possível, eis aqui nossa quarta Edição.

 

Boa leitura.

 

 

 

 

Conselho editorial

 

Avanete Pereira Souza (UESB)

Ediana Mendes (UFOB)

Gino Negro (UFBA)

Henrique Dias (UESC)

José Carlos Barreto de Santana (UEFS)

Lívia Alessandra Fialho da Costa (UNEB)

Paulo Miguez (UFBA)

Rafael Fontes (CMB)

Renato da Silveira (UFBA)

Robério Souza (UNEB)

 

 

Expediente

 

Governador do Estado da Bahia:

Rui Costa

 

Secretário de Cultura:

Antônio Jorge Portugal

 

Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon:

Edvaldo Mendes Araújo (Zulu Araújo)

 

Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado:

Maria Cristina Santos

 

Diretora da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Maria Cristina Santos

 

Coordenador da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Clíssio Santana

Capa: Miguel Cordeiro
Sem título, técnica mista sobre papel

Dimensões: 0,60 m x 0,60 m
Imagens e foto do editorial: Miguel Cordeiro

 

 

Editor: Clíssio Santana

 

Editora assistente: Larissa Kharkevitch

 

Editoração: Rodrigo de Souza Oliveira

 

Equipe Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Larissa Kharkevitch

Rodrigo de Souza Oliveira

Shirley Nascimento Santos

Clíssio Santana

 

 

Fizemos esforço para creditar todas as imagens, às que não foi possível identificar teremos prazer em dar o crédito reclamado.