REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.3 MAR DE 2016. ISSN 2525-295X

EDITORIAL

 

 

Convidar um autor para publicar na revista e ouvir “sim” é uma enorme alegria. Convidar Sérgio Rabinovitz para a capa e ouvir “com muito prazer” é pura felicidade. Pois foi assim, de braços abertos, que Sérgio recebeu nosso convite e nos brindou, a nós que fazemos a revista e ao leitor, com essa magnífica obra que abre Bahia com História número três, essa Cidade da Baía vista do mar.

 

Por esse mar navegou Ronan Caires de Brito para fazer um retrato escrito e em aquarela de suas Percepções sobre o Recôncavo da Bahia de Todos-os-Santos. Nadja Vladi adentrou a interlândia da baía e de lá acompanhou o Arrocha ganhando as plateias pop do Brasil. De Salvador saiu Juliano Moreira, médico mulato baiano e um dos primeiros intelectuais a contestar o racismo científico, como nos conta a historiadora e psicóloga Iara Nancy A. Rios. Em direção ao Sul da Bahia, Marcus Mota chegou a Itajuípe, zona cacaueira, e de lá seguiu a trajetória do escritor Adonias Filho e seus escritos não ficcionais.

Sérgio Rabinovitz

 

Daqui mesmo, da Bahia, Vinícius Gesteira releu as notas dos viajantes europeus no continente africano sobre rituais jurídicos na Costa da Mina e nos dá um breve e bom relato do ritual do juju. E estes são os cinco artigos que compõem o novo número de Bahia com História.

 

Além dos artigos, na seção Entrevista, Wlamyra Albuquerque analisa a luta por cidadania dos afrodescendentes no período pós-abolição e nos dias que correm. Patrícia Valim aceitou o convite para homenagear o mestre Luiz Henrique Dias Tavares nos seus noventa anos há pouco completados e “entre a memória da nossa amizade” analisa as obras do mestre sobre a Conjuração Baiana de 1798.

 

Na seção Documento, reproduzimos um texto do professor Vivaldo da Costa Lima sobre o jornal O Alabama: Periódico Crítico e Chistoso. O Alabama é a mais nova aquisição do acervo da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé e inaugura uma parceria com o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia. Fecha a revista a memória de Alcione Amos sobre o encontro com Mãe Carmem, ialorixá do Gantois, levando uma fotografia feita por Lorenzo Turner, há 75 anos.

 

 

Conselho editorial

 

Avanete Pereira Souza (UESB)

Ediana Mendes (UFOB)

Gino Negro (UFBA)

Henrique Dias (UESC)

José Carlos Barreto de Santana (UEFS)

           

Lívia Alessandra Fialho da Costa (UNEB)

Paulo Miguez (UFBA)

Rafael Fontes (CMB)

Renato da Silveira (UFBA)

Robério Souza (UNEB)

 

 

Expediente

 

Governador do Estado da Bahia:

Rui Costa

 

Secretário de Cultura:

Antônio Jorge Portugal

 

Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon:

Edvaldo Mendes Araújo (Zulu Araújo)

 

Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado:

Maria Cristina Santos

 

Diretora da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Maria Cristina Santos

 

Coordenador da Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Clíssio Santana

Imagem da capa: A Cidade da Baía, Sérgio Rabinovitz

Acrílica sobre tela, 80X160m, 2014, coleção particular.

Foto do editorial: Sérgio Rabinovitz por Danilo Pereira

 

Editora: Mariângela Nogueira

 

Edição: Rodrigo de Souza Oliveira

 

Projeto Gráfico: Pedro Gaudenz

 

Programação: Alexandre Marks

 

Equipe Biblioteca Virtual Consuelo Pondé:

Nana de Carvalho Dias

Larissa Kharkevitch

Rodrigo de Souza Oliveira

Shirley Nascimento Santos

 

 

Fizemos esforço para creditar todas as imagens, às que não foi possível identificar teremos prazer em dar o crédito reclamado.