REVISTA ELETRÔNICA DA BIBLIOTECA VIRTUAL CONSUELO PONDÉ – N.3 MAR DE 2016. ISSN 2525-295X

NORMAS DE PUBLICAÇÃO

 

 

A revista Bahia com História publica artigos relacionados, preferencialmente, à História, mas também a outras disciplinas afins, como Antropologia, Sociologia e Arqueologia; e tem como objetivo principal difundir a história e a cultura da Bahia.

 

Os textos devem ser originais, inéditos e escritos em português.  A revista Bahia com História não aceita trabalhos encaminhados simultaneamente a outros periódicos do país ou do exterior.

 

Os artigos serão avaliados pelo conselho editorial da revista.

 

Os textos originais devem ser enviados em arquivos digitais anexados para o endereço eletrônico bvconsueloponde.fpc@fpc.ba.gov.br

 

O texto deve ser acessível para divulgação a leitores que nem sempre têm acesso a artigos e capítulos publicados em revistas e livros especializados. Pedimos atenção especial à linguagem, que deve ser simples e direta, de acordo com uma revista de divulgação.

 

Especificações formais

 

Devem constar na primeira página do arquivo digital, os seguintes dados do autor: nome completo, filiação institucional, titulação acadêmica e endereço eletrônico.

Os artigos devem ter no máximo 12 páginas, em editor de texto Microsoft Word ou compatível, com fonte Times New Roman tamanho 12 e espaço 1,5.

 

As citações de trechos de obras e documentos devem obedecer ao seguinte critério: se forem menores que quatro linhas devem ser incorporadas ao texto entre aspas. Se forem maiores devem vir destacadas do texto principal, com um recuo em relação às margens laterais de 2 cm e sem aspas no começo e no fim. Em ambos os casos não se deve usar itálico. Todas as citações devem ser acompanhadas de suas referências em notas conforme as normas descritas mais adiante.

 

As tabelas (ou quadros) devem ser formatadas com o estilo Tabela do Microsoft Word. Todas as tabelas devem ter seus títulos incorporados, menção de sua(s) fonte(s), e estar numeradas sequencialmente.

 

As fotos (ou figuras) devem ser digitalizadas, com resolução mínima de 300 dpi, em formato TIFF, e enviadas em arquivos separados numerados sequencialmente. No texto deve estar indicado o local onde cada foto deve ser inserida e sua respectiva legenda.

 

Os indicadores de nota de rodapé devem ser colocados depois dos pontos, vírgulas, pontos e vírgulas ou dois pontos: Exemplo: Esta concorrência pela alma dos colonizados gerou uma série de tensões:católicos e protestantes disputaram palmo-a-palmo o terreno.2

 

As notas devem vir em rodapé, com todas as referências às fontes de praxe, respeitando as seguintes regras:

 

Livro: Nome Sobrenome. Título da obra ou livro em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

 

Capítulo: Nome Sobrenome. “Título do capítulo entre aspas”. In: Nome Sobrenome (ed.; org.; coord.; etc.); Título em itálico. Tradução. Edição. Cidade: Editora, ano, p.

 

Artigo em periódico: Nome Sobrenome. “Título do artigo entre aspas”. Título do periódico em itálico, vol., n® (ano), p.

 

Trabalho apresentado: Nome Sobrenome. “Título do trabalho apresentado entre aspas”. In: Nome do Evento, número, ano, local. Resumos, Anais, Atas, Proceedings em itálico. Cidade: editora, ano, p.

 

Tese ou Dissertação: Nome Sobrenome. Título da tese/dissertação em itálico (Tese de Doutorado/Dissertação de Mestrado, área, Universidade, ano).

 

Fontes e documentos: Documento e data em formato dd/mm/aaaa, a instituição, o fundo, número, maço e, se for o caso, de folio (fl.).

 

Materiais iconográficos: Autor. Título em itálico. Data. Suporte (pintura, gravura, fotografia, etc.), demais informações seguidas por vírgula.

 

Internet: Utilizar as mesmas normas acima para cada tipo de material, acrescentando, ao final da referência, as seguintes expressões e dados: Disponível em<http://> e Acesso em dd/mm/aaaa.